sábado, 16 de maio de 2009

TROLITADAS - Crónica Semanal - Neologismos da bola e outras coisas...




“O Milan interessado em mim? É como se me dissessem que a Beyoncé está interessada em mim…”!
As palavras pertencem ao Togolês Adebayor, jogador do Arsenal, quando confrontado pelo possível interesse do colosso Italiano na aquisição dos seus direitos desportivos…
Direitos desportivos, disse eu bem.
É que em poucos anos o vocabulário do futebol mudou estranhamente, como e os jornalistas tivessem tido como professor o Manuel Machado.
De resto, há agora três idiomas em Portugal: o Português, o Mirandês e o Manuel-Machadês.
A verdade é que agora as coisas mudaram. De forma a matar saudades, o Rasteiradas apresenta aqui alguns dos neologismos a que se submeteu o mundo da bola. Aproveitamos ainda para lançar o desafio de vos perguntar se se lembram de algumas dessas palavras anteriormente utilizadas:



Como se fala agora - 1
Como se falava no tempo dos nossos avós - 2


1- É um excelente extremo-esquerdo
2- É um bom Ponta-esquerda
1- Adquiriram os seus direitos desportivos
2- Compraram o gajo.
1- O Kaká é um jogador dotado tecnicamente
2- O Eusébio é um craque do car…
1- Fora-de-jogo
2- Off-side
1- Árbitro assistente
2- Liner / Bandeirinha
1- O juiz da partida prejudicou os homens da casa.
2- O Árbitro é um gatuno do car…
1 - O mister leu mal o jogo.
2 - O treinador é um ceguinho do car…

E muito mais havia para dizer. De notar que existe sempre uma palavra predominante no vocabulário anteriormente usado.
E já que falamos no Arsenal, porque não dar um pulinho à parte chique da cidade e ver o que se passou no Chelsea-Barcelona?
Um jogo que só teve a emoção que teve por causa de um senhor que veio da terra do bacalhau!
De resto a arbitragem foi tão habilidosa que o Padrinho cá do sítio (quem gosta de cinema sabe de quem eu estou a falar…) já mandou perguntar como pode conseguir uma daquelas.
A verdade é que o Barça lá passou e agora teremos um Man. Utd. – Barcelona na final, onde haverá pelo meio um duelo à parte: Messi-Ronaldo.
No entanto, não posso deixar de me sentir espantado como um jogo com esta dimensão pode estar centrado em dois miúdos, levando-me a crer que estamos sim perante a final do campeonato Europeu de sub-17.
Digo isto porque dum lado temos um argentino de metro e meio e do outro um Português cheio de acne e que ainda vê os seus dentes a nascer (se bem se lembram no Euro-2004 faltava-lhe um dente de lado e agora já o tem) …

Sem comentários: