sábado, 16 de maio de 2009

TROLITADAS - Crónica Semanal - Neologismos da bola e outras coisas...




“O Milan interessado em mim? É como se me dissessem que a Beyoncé está interessada em mim…”!
As palavras pertencem ao Togolês Adebayor, jogador do Arsenal, quando confrontado pelo possível interesse do colosso Italiano na aquisição dos seus direitos desportivos…
Direitos desportivos, disse eu bem.
É que em poucos anos o vocabulário do futebol mudou estranhamente, como e os jornalistas tivessem tido como professor o Manuel Machado.
De resto, há agora três idiomas em Portugal: o Português, o Mirandês e o Manuel-Machadês.
A verdade é que agora as coisas mudaram. De forma a matar saudades, o Rasteiradas apresenta aqui alguns dos neologismos a que se submeteu o mundo da bola. Aproveitamos ainda para lançar o desafio de vos perguntar se se lembram de algumas dessas palavras anteriormente utilizadas:



Como se fala agora - 1
Como se falava no tempo dos nossos avós - 2


1- É um excelente extremo-esquerdo
2- É um bom Ponta-esquerda
1- Adquiriram os seus direitos desportivos
2- Compraram o gajo.
1- O Kaká é um jogador dotado tecnicamente
2- O Eusébio é um craque do car…
1- Fora-de-jogo
2- Off-side
1- Árbitro assistente
2- Liner / Bandeirinha
1- O juiz da partida prejudicou os homens da casa.
2- O Árbitro é um gatuno do car…
1 - O mister leu mal o jogo.
2 - O treinador é um ceguinho do car…

E muito mais havia para dizer. De notar que existe sempre uma palavra predominante no vocabulário anteriormente usado.
E já que falamos no Arsenal, porque não dar um pulinho à parte chique da cidade e ver o que se passou no Chelsea-Barcelona?
Um jogo que só teve a emoção que teve por causa de um senhor que veio da terra do bacalhau!
De resto a arbitragem foi tão habilidosa que o Padrinho cá do sítio (quem gosta de cinema sabe de quem eu estou a falar…) já mandou perguntar como pode conseguir uma daquelas.
A verdade é que o Barça lá passou e agora teremos um Man. Utd. – Barcelona na final, onde haverá pelo meio um duelo à parte: Messi-Ronaldo.
No entanto, não posso deixar de me sentir espantado como um jogo com esta dimensão pode estar centrado em dois miúdos, levando-me a crer que estamos sim perante a final do campeonato Europeu de sub-17.
Digo isto porque dum lado temos um argentino de metro e meio e do outro um Português cheio de acne e que ainda vê os seus dentes a nascer (se bem se lembram no Euro-2004 faltava-lhe um dente de lado e agora já o tem) …

PEDIDO DE DESCULPAS OFICIAL


O Rasteiradas vem por este meio informar que em momento algum tencionou destabilizar com as suas crónicas e análises, a estabilidade de qualquer clube do futebol português. O que é certo é que tal aconteceu e tivemos conhecimento através de fontes muito próximas que as reacções não foram as melhores. Por isso vimos desta forma apresentar aqui o nosso pedido de desculpas oficial. O clube em causa é o Sport Lisboa e Benfica e a reacção menos própria que nos foi comunicada está presente no vídeo em anexo a esta mensagem.



http://www.youtube.com/watch?v=BH8ADuPrmOw&NR=1



Com os melhores cumprimentos,
Rasteiradas

Resultados da votação

Votação: Qual o melhor guarda redes português da actualidade?

Joaquim Manuel Sampaio Silva mais conhecido por Quim (Vila Nova de Famalicão, 13 de Novembro de 1975), foi eleito pelos visitantes do Rasteiradas como o melhor guarda redes português da actualidade. Estreou-se no principal campeonato Português na época de 1994/1995 ainda ao serviço do seu anterior clube, Sporting Clube de Braga. Em pouco tempo ganhou o lugar na sua equipa e a sua qualidade e trabalho desenvolvido foram reconhecidos com a chamada à Selecção Portuguesa em 1999. Não participou no Mundial de 2002 devido a um controlo anti-doping positivo. Na época 2004/05 deu finalmente o salto para um grande clube, o Benfica, acabando por conquistar a titularidade e o seu primeiro título de Campeão Português.


O guarda redes do S. L. Benfica teve 40% dos votos, superando Eduardo (Sporting de Braga) com 30% dos votos e Beto (Leixões) igualmente com 30% dos votos. O conhecido Ricardo, actualmente no Bétis de Sevilha, não recolheu nenhum voto. O que deixou Scolari bastante aborrecido!


Esta votação decorreu durante 7 dias e teve a participação de 10 pessoas.


A próxima votação já se encontra em curso sobre aquele que terá sido o melhor treinador da Liga Sagres na presente época. Jaime Pacheco ou Jesualdo Ferreira? Jorge Jesus ou Carlos Cardoso? Esperamos pela tua participação!

domingo, 10 de maio de 2009

FC Porto Tetra Campeão - Qual a grande figura?


FC Porto sagrou-se hoje tetra campeão nacional e garantiu o seu 24º título. Num ano com momentos altos e baixos, a equipa portista termina a época em grande forma com várias figuras a terem um papel crucial neste sucesso. A nossa pergunta é a seguinte: qual o grande rosto e principal figura do FC Porto neste tetra campeonato? Jesualdo Ferreira, Pinto da Costa ou algum jogador superou estas figuras? Contamos com a tua opinião.


Rasteiradas felicita o FC Porto pelo seu tetra campeonato!

TROLITADAS - Crónica Semanal - Ai se ele cai...







Ai se ele cai…


Depois de mais um desaire, desta feita frente ao colosso Trofense, o treinador do Benfica parece ter ficado sem margem de manobra, tendo inclusive, no final do encontro, um discurso que mais soou a despedida, para grande alívio dos Benfiquistas.
O espanhol fica agora com todo o tempo disponível. E mais que tempo, com o dinheiro da indemnização, poderá fazer em demasia aquilo que mais gosta: ir ao cinema, assistir sempre à última sessão. De resto, coisas tardias são algo que parece ser uma espécie de fetiche para o ainda treinador do Benfica, pois com as substituições passa-se o mesmo...Os lenços brancos no final da partida demonstram-no.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica disse mesmo que já não via um manto tão branco desde o último nevão na Serra da Estrela.
Eu, contudo, partilho de outra teoria: o Benfica é um clube do povo e tendo este papel tão activo na sociedade limitou-se apenas a prestar serviço público; a ideia é criar a maior emoção possível na luta pela permanência.
Ou seja: preparem-se meus amigos porque no último encontro do campeonato o Belenenses pode precisar dos três pontos…
Numa retrospectiva, ainda dois aspectos:
1 – Mais uma vez com Di Maria e Urreta a titulares o Benfica não ganhou. O que no fundo até se compreende, pois entrar com ambos é entrar com dez, já que os dois juntos pesam cerca de 70 e tal quilos, isto é, o peso normal de uma pessoa normal.
2 – Só contra o Sporting o Benfica venceu esta época na Luz por mais de um golo de diferença. Curiosamente, dois é também o número de dias seguidos que Paulo Bento não castigou alguém esta época e é ainda o número de minutos seguidos que o Derlei se aguentou sem cuspir para o chão…
Levado nesta onda, concluo também que a direcção presidida por Luís Filipe Vieira também poderá estar prestes a cair. Treinador e presidente.
Ambos. Ou, mesmo até, ambos os dois, como diria o próprio LFV.
E é aqui que sinto falta dum candidato estilo Vale e Azevedo.
Um indivíduo que diga que a Liga Sagres é uma farsa e que se for eleito zelará pelos interesses do clube logo de início, rasgando o contrato e assinando pela Super Bock, Carlsberg, Malibu, Casal Garcia e Licor Beirão ao mesmo tempo.
Isso é que era. O renascimento do clube passa por aí.
Tem ainda que prometer o Drogba, Iniesta e Cristiano Ronaldo, dizendo que se não vierem entrega um cheque da sua conta pessoal ao clube. Um individuo que seja mais conhecido pelas suas qualidades de alcoólatra do que de conhecedor de futebol.
Um presidente que largue o fato, vista uns calções e uma camisola cabeada e vá para o meio dos Benfiquistas, que poderão ser encontrados numa roulotte perto de si, a comer uns caracóis ou umas sandes de coiratos.
Outra coisa que faz falta ali é um professor de Matemática, para ajudar o David Luiz a fazer contas, visto esta semana o miúdo ter referido que o Benfica ainda lutava para o título de campeão.
Ainda assim o Rasteiradas dá desde já uma mão:
David, se cada jogo vale três pontos, faltam jogar três jogos e estás a onze de distância, eu pergunto:
Qual o máximo número de pontos que podes fazer?
Se respondeste nove, diz-me agora: o que é que está mal no teu discurso então?
Uma palavra ainda para Rui Costa: o “maestro” que largue a batuta e arranje uma varinha de condão e uma bola de cristal.
É capaz de dar mais jeito…